Cenografia

Cursos

Próximo curso:
O prazer da criação: cenografia e direção de arte no teatro e no cinema
25 de novembro a 4 de dezembro

Realizamos cursos para direção de arte para cinema com certa regularidade, ente as produções de longa metragem. Os cursos são ministrados por Marcos Flaksman em diversos locais, como Museu de Arte Moderna, Vídeo Fundição, Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Centro de Artes e Comunicação e Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro e, em ocasiões especiais em São Paulo na Universidade de Campinas, na Escola da Magia do Cinema, em Paulínea, bem como no Instituto Goethe, em Minas.

Abaixo, um programa básico de um destes cursos:

Programa da Oficina

  1. Cenografia – conceitos gerais
    • O espaço cênico
    • A atmosfera cênica
    • A cenografia a serviço da dramaturgia
    • A cenografia a serviço da direção (autoria)
    • A interdependência c/ direção, luz, figurinos e atores
    • Os limites indefinidos da cenografia: a integração das funções quebra as fronteiras.
  2. Cenografia no teatro
    • Uma breve história do edifício teatral e sua relação com a sociedade e a dramaturgia de cada época.
    • Evolução da cenografia: a perspectiva, a mecânica cênica, os efeitos especiais, a luz
    • As tendências e os profissionais
  3. A particularidade do meio
    • O Teatro
      • Visão em permanente plano geral
      • A luz medida pelo olho
      • A presença do ator
      • O corte pela luz
    • O Cinema
      • O olho através da lente / A imagem ótica projetada
      • O plano geral, o plano médio, o “close” / Os formatos dos quadros / A ampliação na projeção
      • O plano de filmagem / O trabalho fragmentado do ator
      • Os cortes na edição/montagem.
    • A Televisão
      • A imagem luminosa e reduzida
      • O formato do quadro
      • A produção descartável e/ou ao vivo
      • O jornalismo, a novela, o seriado, o show, o “clip”: as formas de produção em vídeo
      • As ilhas de edição
    • A Prática no Cinema
      • O argumento
      • O roteiro
      • A organização da produção: a formação da equipe
      • O departamento de Arte: composição e definição de funções
      • Direção de Arte: inter-relação com direção, fotografia, efeitos, figurino e montagem – a concepção da obra.
      • O desenho da produção: locações, diurnas e noturnas, interiores em locação, “links”, desenhos para estúdio
    • A Concepção
      • Concepção geral da obra
      • Análise de roteiro
      • Locações
      • Cenários em estúdio
      • Composição de locações
      • “Storyboards”
      • A organização do trabalho
    • Pós-produção
  4. Discussões sobre o tema: verificação de resultados obtidos a partir da exibição e comentários de "DVDs" de filmes realizados
Observação:
O roteiro para o curso não é rígido, e visa ser o mais abrangente possível, numa tentativa de proporcionar uma visão global da função de Direção de Arte. Haverá sempre um tempo reservado para a discussão, aberta a todos os temas relacionados, de uma forma ou de outra, com a matéria em questão.